R. São Sebastião, 454 - Centro, Juiz de Fora - MG

(32) 3215-9806

Conselho Metropolitano de Juiz de Fora

×

Atenção

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

Falha ao copiar

9ª Jornada Vicentina

No dia 27/09/2015, dia de São Vidente de Paulo e Dia Nacional do Vicentino (Lei Federal 11.536, de 30/10/2007), aproximadamente 4 mil vicentinos se reuniram no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, na cidade de Chácara/MG, para participarem da 9ª JORNADA VICENTINA, que teve como tema “SÃO VICENTE, AMIGO DOS POBRES” e o lema “EU VIM PARA SERVIR” (Cf. MC 10,45).


Ônibus, vans, carros e motos chegaram das cidades que compõem os 9 (nove) Conselhos Centrais vinculados ao Conselho Metropolitano de Juiz de Fora; Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos traziam a ansiedade de participar daquele que se tornaria o maior evento vicentino de toda a Zona da Mata Mineira e também uma das maiores concentrações de vicentinos de todo o Brasil; A esperança do avivamento vicentino estava em cada coração, pois é impossível participar de uma evento vicentino e não sair renovado, com vontade de mudar as estruturas, podendo servir com excelência nossos mestres e senhores, os pobres.


Desde o inicio da manhã, os apresentadores, Lucas Fernandes e Paulinha Corrêa, animaram os presentes, sempre com muita alegria e responsabilidade; O Ministério de Música da Comunidade Resgate animou os participantes com cantos vicentinos, e ainda fez com que todos relembrassem músicas conhecidíssimas da igreja católica, como “Anjos de Resgate”, “A Ele a glória”, entre outros.

O Cfd. José Hipólito Bazílio, Presidente do CMJF, deu as boas vindas a todos os participantes, e junto com os Presidentes dos CC’s fizeram as orações iniciais tradicionais constantes na Regra da SSVP no Brasil; Logo após convidou a equipe de organização da Jornada Vicentina para que pudessem ser saudados pelos presentes.

A formação sobre o tema do evento ficou sob responsabilidade da Irmã Carolina Mureb, da Congregação das Filhas da Caridade, ramo da Família Vicentina, que veio da cidade de São Paulo, e que com muita humildade e propriedade nos falou sobre o nosso patrono São Vicente de Paulo. O Cfd. Cristian Reis, 1º Vice Presidente do Conselho Nacional Brasil da SSVP, falou sobre o lema da jornada vicentina, nos levando a refletir sobre a disponibilidade de serviço aos mais pobres.

O Cfd Evilásio Peres da Silva e o Cfd. Wandemberg Rodrigo Medeiros, emocionaram os presentes com os seus testemunhos, onde revelaram já terem sidos assistidos pela SSVP e após a promoção de suas famílias começaram a fazer parte de uma conferência vicentina, e assim, acolheram os 120 novos  confrades e consócias que foram apresentados como membros ativos da Sociedade de São Vicente de Paulo.

No período da tarde, o Cfd. Wandemberg Medeiros, Coordenador do Departamento de Comunicação, fez o pré-lançamento do site www.ssvpcmjf.org.br; O Cfd. Marco Guiducci, Coordenador da ECAFO, fez uma reflexão sobre o ano temático 2016, “Um olhar de Caridade”; Já a                      Csc. Josiane Guiducci, Coordenadora de CCA, e o Cfd. Eduardo Teixeira, Coordenador de CCA do CC Ubá, apresentaram o projeto do CNB “plantando uma árvore”, onde foram distribuídas mais de 700 mudas de árvores para os presentes.

Os jovens vicentinos do CC Ubá e CC Santo Antônio participaram do Festival Cultural, e emocionaram os presentes com coreografias que levaram todos a refletirem sobre o amor de Deus.

A Comissão de Jovens do CMJF convocou toda a juventude vicentina, e juntos realizam um “flash mob” com música “juventude vicentina, quero gritar”, momento este que animou todos os presentes.

O Padre Pierre Mauricio esteve presente e conduziu um momento de espiritualidade com todos os presentes.

A Santa Missa foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, que incentivou todos os vicentinos a permanecerem fieis a Deus e ao trabalho da caridade através das Conferências vicentinas.

A Csc. Elisabete Castro, coordenadora geral da 9º Jornada Vicentina, realizou o agradecimento a todos os presentes, a equipe de organização e a Comunidade Resgate, e ainda anunciou que a 10ª edição da jornada acontecerá no dia 24 de setembro de 2017.

Contato

R. São Sebastião, 454 - Centro, Juiz de Fora - MG, 36013-260

tel.: (32) 3215-9806

e-mail.: adm@ssvpcmjf.org.br

ou preencher o formulário em nossa página de contato

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as novidades da Sociedade de São Vicente de Paulo. Fique por dentro!